Quais Os Melhores Pratos Da Gastronomia Italiana?

Quando se fala nos melhores pratos da gastronomia italiana, a primeira coisa que em na sua mente é pizza, certo? Mas os italianos são ricos em pratos irresistíveis.

Através deste artigo nós vamos conhecer os pratos preferidos dos italianos. Se prepare para ficar com água na boca com estes pratos deliciosos.

Risoto

O que dá se você fritar cebola e arroz na manteiga? O Risoto. A medida que o arroz e a cebola são fritados, os ingredientes vão sendo adicionadas até ficar do seu gosto.

O interessante é que essa receita surgiu através de uma brincadeira. Um aprendiz quis pregar uma peça no seu mestre que ia sua filha asar naquele dia. Ele então subornou o chef para colocar açafrão no risoto.

Os italianos agradecem por essa brincadeira. Afinal, hoje o risoto é um dos melhores pratos da gastronomia italiana.

Nhoque

Nhoque é um dos tipos de massa mais conhecidos. Criado há muitos séculos, era levado a diferentes lugares da Europa pelo império romano. Embora fosse feito originalmente de semolina, o tipo mais popular hoje é feito de batata.

Gellato

E o sorvete? O mais comum, é o famoso Gellato. Embora seja muito parecido com o sorvete que conhecemos, ele contém menos açúcar e menos gordura. Mas de qualquer forma, os sabores são os mesmos.

Lasanha

Classic Lasagna with bolognese sauce

Lasanha é uma das massas mais apreciadas da Itália, e possui vários recheios que foram criados ao longo dos tempos.

A lasanha contém várias receitas que usam diferentes queijos, mas a ricota e o parmesão são os preferidos.

Os brasileiros com certeza amam a lasanha, e por isso a consideram um dos melhores pratos da gastronomia italiana.

Alcachofra à moda romana

Uma das verduras mais usadas na Roma, é a Alcachofra. Muito usada com massa, risoto e omelete, é uma presença obrigatória.

Embora existam vários tipos de Alcachofra da Roma chega a ser mais redonda. Por isso é mais recomendada para essa receita.

Tiramisù

Tiramisù

E quem disse que doce não poderia está a lista de melhores pratos da gastronomia italiana? Conheça o Tiramisú.

Um doce típico da Itália, o Tiramisú tem como seu principal ingrediente o queijo mararpone. Então tem gosto de queijo? Não. O gosto que mais se sente é o do café.

Ravióli

O ravióli é uma conjunção de pequenos pasteis recheados e cozidos. Sua massa leva ovo e trigo e seu recheio é pode ter vários sabores, entre eles carne, queijo, etc.

Spaghetti

Como não conhecer o famoso espaguete, não é mesmo? Este pode ser comido em vários sabores, Como o ragu, bechamel e quatro queijos.

No século XX, o espaguete se tornou um prato comum entre os italianos, mesmo para a aqueles que moravam fora. Os imigrantes nos Estados Unidos foram os maiores importadores das massas napolitanas.

Carpaccio

Este prato tem uma história bem interessante. Uma cliente disse que só podia comer carne crua, segundo orientações médicas.

Mas o nome surgiu graças a imagem que passou o prato. Muitos acharam parecido com as pinturas do artista Vittore Carpaccio, e por isso o batizaram do mesmo nome.

Pizza

Pizza

E para finalizar com chave de ouro, a nossa querida Pizza.

Pouca gente sabe, mas a pizza não é típica dos italianos. A história conta que começou com os egípcios. A pizza chegou a Itália graças as cruzadas. Depois disso, a pizza se tornou o que conhecemos hoje.

Graças aos italianos, hoje o Brasil também tem pizza, já que ela foi trazida ao Brasil por imigrantes italianos.

Obrigado Itália. A pizza é uma das comidas preferidas dos brasileiros.

Conclusão

A Itália é rica em pratos gastronômicos. E uma das primeiras coisas que fazem os turistas ao chegar lá é procurar um restaurante para provar um de seus deliciosos pratos.

Se você está pensado em visitar a Itália em breve, deve fazer o mesmo. Você com certeza tem tudo para gostar dos pratos servidos nos restaurantes da Itália.

Mas se não tem condições para fazer uma visita ao país, você pode visitar um restaurante italiano aqui no Brasil. Dessa forma você vai poder provar os melhores pratos da gastronomia italiana.

5 Motivos Para Começar A Aprender A Gastronomia Italiana Hoje Mesmo!

A gastronomia italiana desperta interesse e curiosidade em muita gente. E não há quem consiga passar pela culinária Italiana sem ficar com água na boca.

São diversos temperos, texturas e sabores, que conseguem encantar até o paladar mais refinado.

Sempre quis aprender gastronomia italiana? Então confira abaixo ótimos motivos para começar ainda hoje :

1 – Simplicidade

Simplicidade

Em contraste aos seus vizinhos franceses, a cozinha Italiana se destaca pela simplicidade de seus ingredientes e pela beleza de seus pratos.

Nela não se precisa, necessariamente, de ingredientes raros ou caros para se conseguir o máximo de beleza e sabor em seus pratos.

Trabalha-se com ingredientes presentes no cotidiano de muita gente. Essa acessibilidade fez com que a gastronomia italiana fosse difundida no mundo inteiro.

2 – Popularidade

Image of teenage friends hands taking slices of pizza

A imigração de famílias italianas para a América contribuiu enormemente para a difusão da cozinha Italiana ao redor do mundo.

Os imigrantes italianos popularizaram seus pratos utilizando o que trouxeram consigo da Itália. Combinando estes componentes com ingredientes nativos dos lugares para qual migraram, Influenciando até os dias de hoje a dieta das pessoas destes países.

Seja no México, no Brasil ou na Escócia sempre iremos encontrar um pouco da influencia da gastronomia italiana aonde quer procuremos por boa comida.

3 – Variedade

A gastronomia italiana, diferente do que muitos pensam, não é composta apenas de massas. É uma culinária extremamente rica e diversificada. Tratando desde Carnes e Legumes até Vinhos e o famoso Gelatto (sorvete italiano)

Outro fator que contribui Muito para essa diversidade na cozinha Italiana é que sua culinária varia bastante dependendo de qual região da Itália está se falando :

  • No sul da Itália os pratos possuem os pratos possuem temperos mais fortes, queijos, legumes, carnes vermelhas etc.
  • Na parte central da Itália, existe uma presença maior das massas e da utilização de tomates nos pratos.
  • Já no norte da Itália a comida é mais sofisticada, utilizando-se desde uma variedade de molhos até vinhos e trufas brancas.

4 – Valor Histórico

 

A diversidade de temperos e ingredientes da gastronomia italiana vem da presença de diversos povos que povoaram a região península Itálica.

Esses povos que habitaram essa região deixaram seus traços culinários contribuindo para essa diversidade. Árabes, Espanhóis e franceses foram alguns dos povos que influenciaram diretamente a cozinha Italiana.

  • Árabes : Dos árabes foi incorporada a utilização dos açúcares, da canela do arroz e da berinjela.
  • Espanhóis : Dos espanhóis herdou o que eles traziam das Américas. Estes produtos que eram desconhecidos pelos europeus e que foram amplamente utilizados na gastronomia italiana. Cacau, Café e feijão foram algumas das influências da Espanha na cozinha italiana.
  • Franceses : Dos franceses foi compartilhada o manuseio dos leites e dos seus derivados como Creme de Leite e a Manteiga. Os Franceses Também influenciaram na apresentação mais elaborada dos pratos.

No Brasil a foi difundida através dos imigrantes, que trouxeram consigo uma vasta variedade legumes. Estes que foram rapidamente incorporados ao cardápio das famílias brasileiras.

Os italianos também ajudaram a estabelecer as padarias por aqui. Antes deste feito o brasileiro não tinha o costume de incluir o pão na sua dieta.
Aprender gastronomia italiana é aprender um pouco da história de cada um desses povos, mesmo que indiretamente.


5 – Acessibilidade e Custo

Não é necessário gastar-se muito ou sair em busca daquele ingrediente difícil de encontrar, para começar a aprender gastronomia italiana ainda hoje.

O diferencial da culinária italiana é poder começar a cozinhar utilizando-se de coisas que são facilmente encontradas em qualquer mercado de pequeno porte.

A cozinha Italiana tem o poder de produzir saborosas refeições utilizando-se de coisas corriqueiras que não irão pesar no bolso.