5 Motivos Para Começar A Aprender A Gastronomia Italiana Hoje Mesmo!

A gastronomia italiana desperta interesse e curiosidade em muita gente. E não há quem consiga passar pela culinária Italiana sem ficar com água na boca.

São diversos temperos, texturas e sabores, que conseguem encantar até o paladar mais refinado.

Sempre quis aprender gastronomia italiana? Então confira abaixo ótimos motivos para começar ainda hoje :

1 – Simplicidade

Simplicidade

Em contraste aos seus vizinhos franceses, a cozinha Italiana se destaca pela simplicidade de seus ingredientes e pela beleza de seus pratos.

Nela não se precisa, necessariamente, de ingredientes raros ou caros para se conseguir o máximo de beleza e sabor em seus pratos.

Trabalha-se com ingredientes presentes no cotidiano de muita gente. Essa acessibilidade fez com que a gastronomia italiana fosse difundida no mundo inteiro.

2 – Popularidade

Image of teenage friends hands taking slices of pizza

A imigração de famílias italianas para a América contribuiu enormemente para a difusão da cozinha Italiana ao redor do mundo.

Os imigrantes italianos popularizaram seus pratos utilizando o que trouxeram consigo da Itália. Combinando estes componentes com ingredientes nativos dos lugares para qual migraram, Influenciando até os dias de hoje a dieta das pessoas destes países.

Seja no México, no Brasil ou na Escócia sempre iremos encontrar um pouco da influencia da gastronomia italiana aonde quer procuremos por boa comida.

3 – Variedade

A gastronomia italiana, diferente do que muitos pensam, não é composta apenas de massas. É uma culinária extremamente rica e diversificada. Tratando desde Carnes e Legumes até Vinhos e o famoso Gelatto (sorvete italiano)

Outro fator que contribui Muito para essa diversidade na cozinha Italiana é que sua culinária varia bastante dependendo de qual região da Itália está se falando :

  • No sul da Itália os pratos possuem os pratos possuem temperos mais fortes, queijos, legumes, carnes vermelhas etc.
  • Na parte central da Itália, existe uma presença maior das massas e da utilização de tomates nos pratos.
  • Já no norte da Itália a comida é mais sofisticada, utilizando-se desde uma variedade de molhos até vinhos e trufas brancas.

4 – Valor Histórico

 

A diversidade de temperos e ingredientes da gastronomia italiana vem da presença de diversos povos que povoaram a região península Itálica.

Esses povos que habitaram essa região deixaram seus traços culinários contribuindo para essa diversidade. Árabes, Espanhóis e franceses foram alguns dos povos que influenciaram diretamente a cozinha Italiana.

  • Árabes : Dos árabes foi incorporada a utilização dos açúcares, da canela do arroz e da berinjela.
  • Espanhóis : Dos espanhóis herdou o que eles traziam das Américas. Estes produtos que eram desconhecidos pelos europeus e que foram amplamente utilizados na gastronomia italiana. Cacau, Café e feijão foram algumas das influências da Espanha na cozinha italiana.
  • Franceses : Dos franceses foi compartilhada o manuseio dos leites e dos seus derivados como Creme de Leite e a Manteiga. Os Franceses Também influenciaram na apresentação mais elaborada dos pratos.

No Brasil a foi difundida através dos imigrantes, que trouxeram consigo uma vasta variedade legumes. Estes que foram rapidamente incorporados ao cardápio das famílias brasileiras.

Os italianos também ajudaram a estabelecer as padarias por aqui. Antes deste feito o brasileiro não tinha o costume de incluir o pão na sua dieta.
Aprender gastronomia italiana é aprender um pouco da história de cada um desses povos, mesmo que indiretamente.


5 – Acessibilidade e Custo

Não é necessário gastar-se muito ou sair em busca daquele ingrediente difícil de encontrar, para começar a aprender gastronomia italiana ainda hoje.

O diferencial da culinária italiana é poder começar a cozinhar utilizando-se de coisas que são facilmente encontradas em qualquer mercado de pequeno porte.

A cozinha Italiana tem o poder de produzir saborosas refeições utilizando-se de coisas corriqueiras que não irão pesar no bolso.